Peso ideal

Qual Deve Ser Meu Peso?

Uma das perguntas mais comuns em nossos emails é “qual deveria ser meu peso para a minha altura?” Neste artigo, vamos explicar as formas mais comuns de se calcular esse valor.

Para determinar quanto você deve pesar (seu peso ideal) diversos fatores devem ser considerados, incluindo a idade, a relação músculos-gordura, a altura, o sexo e a densidade óssea.

Algumas pessoas sugerem que calcular seu Índice de Massa Corpórea (IMC) é a melhor forma de decidir se seu peso é o ideal. Outros dizem que o IMC é falho porque não leva em conta a massa muscular e nem a relação cintura-quadril.

Peso idealO peso ideal de uma pessoa pode ser completamente diferente do peso de outra. Se você comparar a si mesmo com familiares ou amigos, está arriscando-se a estabelecer uma escala alta demais, caso esteja rodeado de pessoas obesas ou acima do peso, ou baixa demais, caso as pessoas ao seu redor trabalhem como modelos.

Até comparar-se com pessoas fora de seu círculo pessoal pode não funcionar.

Os níveis de sobre-peso e obesidade em um país, como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, são muito maiores do que na Holanda. Assim, um holandês pode ter como objetivo um peso ideal menor do que o de um americano, se ele simplesmente comparou-se a outras pessoas.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) é uma boa medida?

Seu IMC é o seu peso em relação à sua altura.

Unidades métricas do IMC: Seu peso (quilogramas) dividido por sua altura ao quadrado (metros)
por exemplo, Peso 80 quilogramas. Altura 1,8 metros.
1.82 metros = 3.24
80 dividido por 3.24 = IMC 24.69.

Sistema imperial: Seu peso (libras) vezes 703, dividido por sua altura em polegadas ao quadrado.
por exemplo, Peso 190 libras. Altura 6 pés (72 polegadas)
722 = 5184
190 x 703 dividido por 5184 = IMC 25.76

Autoridades da área de saúde no mundo inteiro concordam que:
• Pessoas com um IMC menor que 18,5 estão abaixo do peso.
• Um IMC entre 18,5 e 25 é o ideal.
• Alguém com um IMC entre 25 e 30 está classificado como acima do peso.
• Uma pessoa com IMC acima de 30 é obesa.

Em alguns países, as autoridades da área de saúde dizem que o limite mais baixo para o IMC é 20, valores abaixo disso estão abaixo do peso.

Para calcular seu IMC, utilize nossa Calculadora de IMC

Qual o problema com o IMC?

O IMC é uma medida muito simples que não leva em conta as medidas da cintura, do busto e do quadril. Um atleta olímpico corredor dos 100 metros pode ter um IMC maior do que um atleta de sofá com a mesma altura. O atleta de sofá pode ter uma barriga grande, poucos músculos e muita gordura em seus quadris, coxas, em seu sangue e outras partes do corpo. Enquanto isso, o atleta de verdade terá uma cintura mais fina, muito menos gordura e muito provavelmente será muito mais saudável. Seguindo critérios puramente baseados no IMC, o atleta de sofá é mais saudável.

O IMC não leva em conta a densidade óssea (massa óssea). Uma pessoa com osteoporose grave (densidade óssea muito baixa) pode ter um IMC mais baixo do que alguem que tenha a mesma altura e que seja saudável. Entretanto, a pessoa com osteoporose terá uma cintura mais larga e mais gordura, além de ossos fracos.

Muitos especialistas criticam o IMC como sendo geralmente inútil na avaliação da saúde. Na melhor das hipóteses, é uma aproximação padrão que pode indicar variações de população, mas não deve ser usado para indivíduos em tratamentos.

Simplificando: especialistas dizem que o IMC subestima a quantidade de gordura nas pessoas acima do peso/obesas e superestima nas pessoas mais magras ou musculosas.

O que é a relação cintura-quadril (RCQ)

peso ideal

Esta é a relação entre a circunferência de sua cintura com a de seu quadril. Você mede a menor circunferência de sua cintura, normalmente logo acima do umbigo, e divide o total pela circunferência de seu quadril em seu ponto mais largo.

Se a cintura de uma mulher tem 11 cm e seu quadril tem 14 cm, sua RCQ é 11 dividido por 14 = 0,79. Abaixo segue uma explicação da RCQ relacionada a problemas cardiovasculares.

RCQ Masculina

o Menos de 0,9 – baixo risco de problemas cardiovasculares
o Entre 0,9 e 0,99 – risco moderado de problemas cardiovasculares
o 1 ou maior – alto risco de problemas cardiovasculares

RCQ Feminina

o Menos de 0,8 – baixo risco de problemas cardiovasculares
o Entre 0,8 e 0,89 – risco moderado de problemas cardiovasculares
o 0,9 ou maior – alto risco de problemas cardiovasculares

A RCQ de uma pessoa é um indicador de peso ideal e de riscos de desenvolver problemas de saúde sérios muito melhor, comparado ao IMC. Vários estudos mostram que pessoas com corpo em formato de maçã – que tem RCQ maior – tem maiores riscos à saúde quando comparados a pessoas com corpos em formato de pêra – que possuem RCQ menor. Uma pessoa com corpo em formato de maçã terá maior acúmulo de gordura na cintura, enquanto uma pessoa com corpo em formato de pêra acumula a gordura no quadril.

Uma mulher com RCQ menor que 0,8 geralmente é mais saudável e fértil que mulheres com RCQ maiores. Elas tem menor probabilidade de desenvolver diabetes, a maiorias dos cânceres ou desordens cardiovasculares. Da mesma forma, homens com um RCQ que não seja maior que 9 são geralmente mais saudáveis e mais férteis que homens com RCQ maiores, e tem menor probabilidade de desenvolver doenças sérias.

Estudos indicam que se a RCQ substituísse o IMC como ferramenta para prever ataques cardíacos no mundo inteiro, os números incluiriam muito mais pessoas.

Qual o problema com a RCQ?

A RCQ não mede precisamente a porcentagem de gordura total no corpo nem a relação músculo-gordura. Entretanto, funciona melhor na previsão de peso ideal e de possíveis riscos à saúde do que o IMC.

O que é a porcentagem de gordura no corpo?

A porcentagem de gordura é o peso de sua gordura dividido por seu peso total. O resultado indica sua gordura essencial bem como sua gordura acumulada.

Gordura essencial - esta é a quantidade de gordura que precisamos para sobreviver. Mulheres precisam de um percentual maior que o dos homens. A gordura essencial é de 2% a 5% nos homens, e de 10% a 13% nas mulheres.
Gordura acumulada – esta consiste do acúmulo de gordura no tecido adiposo, e parte dela protege órgãos internos no tórax e no abdômen.
Porcentagem de gordura total – é a gordura essencial mais a gordura acumulada.

O Conselho Americano sobre Exercícios recomenda as seguintes porcentagens:

Gordura essencial
• Mulheres 10-12%
• Homens 2-4%
Gordura total
Atletas
o Homens 6-13%
o Mulheres 14-20%
Não -atletas em forma
o Homens 14-17%
o Mulheres 21-12%
Aceitável
o Homens 18-25%
o Mulheres 25-31%
Acima do peso
o Homens 26-37%
o Mulheres 32-41%
Obesos
o Homens 38% ou mais
o Mulheres 42% ou mais

Muitos especialistas dizem que medir a porcentagem de gordura é a melhor forma de se medir seu nível de boa forma porque é a única medição que inclui a composição real do corpo. Qualquer homem cuja porcentagem de gordura estiver acima de 25% ou mulher acima de 31% está acima do peso ou possivelmente obeso.

A porcentagem de gordura no corpo não faria o atleta de sofá parecer estar em melhor forma que o campeão olímpico de 100 metros – como foi o caso do IMC.

Há várias formas de se calcular a porcentagem de gordura de uma pessoa. Nenhuma delas dá um número 100% preciso, mas as estimativas são aceitas como resultados muito próximos. Exemplos incluem interactância por infravermelho, densitometria por raio X de dupla energia e análise de impedância bioelétrica.

Muitas academias e clínicas possuem aparelhos que conseguem dizer qual é sua porcentagem de gordura.

Conclusão

Este artigo explicou brevemente três formas de descobrir se seu peso é o ideal e, caso não o seja, qual deve ser seu objetivo. Você pode descobrir seu IMC, sua RCQ ou sua Porcentagem de Gordura.

IMC e RCQ podem ser calculadas em casa facilmente. A RCQ é mais precisa que o IMC. Entretanto, o IMC é um indicador útil se você for uma pessoa “padrão” – e não um atleta olímpico ou levantador de pesos.

Se você embarcar em um regime de emagrecimento que inclui exercícios e dietas, não esqueça que os exercícios provavelmente vão aumentar sua massa muscular, o que pode aumentar seu peso, mesmo que sua cintura continue diminuindo. Músculos pesam mais que gordura.

Pode ser melhor procurar atingir as medidas certas de cintura, quadril e busto. Um objetivo baseado na relação cintura-quadril também é possível. Se você quiser se dedicar de verdade, verifique sua Porcentagem de Gordura. Se você não gostou muito do resultado, discuta um objetivo realista com um nutricionista, profissional de esportes ou personal trainer.

Se você gostou deste artigo, por favor de um like e partilhe com os seus amigos. Muito obrigado! =)

links relacionados: portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29922&janela=1

Comentários (1)

  • Adriana da costa santos de miranda
    25/10/2012 at 12:15 |

    preciso emagrecer 28 kgs

Deixar uma Resposta